01- (UPF - 2023/1) Um carro de massa 2.000 kg colidiu com outro de massa 1500 kg que estava parado no semáforo. Considerando que após o choque os dois carros andaram juntos com uma velocidade de 20 km/h, podemos considerar que, dentre as velocidades apresentadas a seguir, a mais próxima de ser a do carro que provocou o acidente no exato momento da colisão, corresponde, em km/h, a:
a) 35
b) 15
c) 45
d) 20
e) 100
02- (UPF - 2020/1) Sobre as leis da Mecânica, é correto afirmar:
a) Quando uma força horizontal de valor variável e diferente de zero atua sobre um corpo que desliza sobre uma superfície horizontal sem atrito, sua aceleração permanece constante.
b) A força resultante é nula sobre um corpo que se movimenta, em linha reta, com velocidade constante.
c) Todo corpo em queda livre, próximo da superfície terrestre, aumenta sua energia potencial.
d) Quando um corpo de massa m exerce uma força F sobre um corpo de massa 2m, o segundo corpo exerce sobre o primeiro uma força igual a 2F, uma vez que sua massa é maior.
e) Quando um corpo gira com velocidade angular constante, a força que atua sobre ele é nula
03- (UPF - 2020/1) Um bloco de massa m = 3 kg, inicialmente em repouso, é puxado sobre uma superfície horizontal sem atrito por uma força de 15 N durante 2 s (conforme desenho). Nessas condições, é possível afirmar que quando o objeto tiver percorrido 50 m, a sua velocidade, em m/s, será de
a) 5
b) 7,5
c) 15
d) 20
e) 10
04- (UPF - 2019/1) Um estudante de Física aplica uma força F sobre um livro que está em cima de uma mesa, conforme esquema apresentado na figura. Lembrando da aula de Mecânica, ele começa a fazer algumas conjecturas sobre as relações entre as forças que atuam nesse livro. Considerando um movimento de velocidade constante, qual das alternativas a seguir expressa de forma mais adequada a relação entre essas forças?
a) F < FAT e P = N.
b) F > FAT e P > N.
c) F = FAT e P = N.
d) F > FAT e P < N.
e) F < FAT e P < N.
05- (UPF - 2015/2) A queda de um elevador em um prédio no centro de Porto Alegre no final de 2014 reforçou as ações de fiscalização nesses equipamentos, especialmente em relação à superlotação. A partir desse fato, um professor de Física resolve explorar o tema em sala de aula e apresenta aos alunos a seguinte situação: um homem de massa 70 kg está apoiado numa balança calibrada em newtons no interior de um elevador que desce à razão de 2 m/s². Considerando g = 10 m/s², pode-se afirmar que a intensidade da força indicada pela balança será, em newtons, de:
a) 560
b) 840
c) 700
d) 140
e) 480
06- (UPF - 2014/1) Uma bola de futebol de massa igual a 425 g possui velocidade inicial de 2 m/s. Um jogador de futebol dá um chute na bola, exercendo uma força constante de módulo igual a 40 N na mesma direção e no mesmo sentido do movimento da bola. Até que distância seu pé deve exercer essa força para que a velocidade da bola aumente para 6 m/s?
a) 0,340 m.
b) 0,191 m.
c) 0,170 m.
d) 0,085 m.
e) 0,021 m.
07- (UPF - 2012/2) Considerando as afirmativas referentes às leis de Newton:
I. O sistema de propulsão a jato funciona baseado no princípio da ação e reação.
II. Fisicamente, a função do cinto de segurança, que previne lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes, está relacionada com a primeira lei.
III. Se a resultante das forças que atuam numa partícula é nula, podemos afirmar que a partícula está necessariamente em repouso.
IV. No caso de um corpo em queda livre, dizemos que ele está sujeito apenas à força de atração da Terra e à força de reação, de modo que a resultante forneça aceleração g.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) I e II
c) I, II e III
d) II, III e IV
e) II e IV
Nenhum comentário:
Postar um comentário