01- (UPF - 2020/1) As partículas subatômicas (elétrons, prótons e nêutrons) apresentam comportamentos específicos quando se encontram em uma região do espaço onde há um campo elétrico (E) ou magnético (B). Sobre esse assunto, é correto afirmar:
a) Um elétron em movimento numa região do espaço onde há um B uniforme experimenta a ação de uma força na mesma direção de B, mas com sentido oposto.
b) Um próton em movimento numa região do espaço onde há um B uniforme experimenta a ação de uma força na mesma direção de B, mas com sentido oposto.
c) Um elétron em movimento numa região do espaço onde há um E uniforme experimenta a ação de uma força na mesma direção de E, mas com sentido oposto.
d) Um próton em movimento numa região do espaço onde há um E uniforme experimenta a ação de uma força na mesma direção de E, mas com sentido oposto.
e) Um nêutron em movimento numa região do espaço onde há um E uniforme experimenta a ação de uma força na mesma direção de E, mas com sentido oposto
02- (UPF - 2018/1) No estudo da eletricidade e do magnetismo, são utilizadas as linhas de campo. As linhas de campo elétrico ou magnético são linhas imaginárias cuja tangente em qualquer ponto é paralela à direção do vetor campo. Sobre as linhas de campo, assinale a afirmativa correta.
a) As linhas de campo magnético e os vetores força magnética são sempre paralelos.
b) As linhas de campo elétrico numa região do espaço onde existem cargas elétricas se dirigem de um ponto de menor potencial para um de maior potencial.
c) As linhas de campo magnético no interior de um imã se dirigem do polo norte do imã para seu polo sul.
d) As linhas de campo elétrico que representam o campo gerado por uma carga elétrica em repouso são fechadas.
e) As linhas de força de um campo elétrico uniforme são linhas retas paralelas igualmente espaçadas e todas têm o mesmo sentido.
03- (UPF - 2015/2) Uma lâmina muito fina e minúscula de cobre, contendo uma carga elétrica q, flutua em equilíbrio numa região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme de 20 kN/C, cuja direção é vertical e cujo sentido se dá de cima para baixo. Considerando que a carga do elétron seja de 1,6 x 10-19C e a aceleração gravitacional seja de 10 m/s² e sabendo que a massa da lâmina é de 3,2 mg, é possível afirmar que o número de elétrons em excesso na lâmina é:
a) 3,0 x 1012
b) 1,0 x 1013
c) 1,0 x 1010
d) 2,0 x 1012
e) 3,0 x 1011
04- (UPF - 2015/1) Durante uma experiência em um laboratório de física, um balão (desses usados em festas de aniversário) cheio de ar, de massa total m = 1 g, carregado eletricamente com uma carga q negativa, flutua estaticamente numa região do espaço onde existe um campo elétrico uniforme na direção vertical e no sentido de cima para baixo. Desprezando-se o empuxo sobre o balão e considerando que a aceleração gravitacional local é g = 10 m/s² e que o valor do campo elétrico é de 50 N/C, pode-se afirmar que a carga elétrica do balão é de:
a) 200 μC
b) 2 mC
c) 2 x 10-1 C
d) 5 mC
e) 5 μC
05- (UPF - 2013/1) Uma pequena esfera de 1,6 g de massa é eletrizada retirando-se um número n de elétrons. Dessa forma, quando a esfera é colocada em um campo elétrico uniforme de 1 x 109 N/C, na direção vertical para cima, a esfera fica flutuando no ar em equilíbrio. Considerando que a aceleração gravitacional local g é 10 m/s2 e a carga de um elétron é 1,6 x 10-19 C, pode-se afirmar que o número de elétrons retirados da esfera é:
a) 1 x 1019
b) 1 x 1010
c) 1 x 109
d) 1 x 108
e) 1 x 107
01- C 02- E 03- C 04- A 05- D
Nenhum comentário:
Postar um comentário