Campo Magnético

01- (UPF - 2024/1) Um anel de cobre movimenta-se com velocidade constante 𝑣⃗ e passa por uma região do espaço onde existe campo magnético uniforme B.

Com base na figura a seguir, assinale a afirmação correta em relação à corrente elétrica induzida 𝑖 no anel.

a) Existe uma corrente 𝑖 durante todo percurso do anel, devido a sua proximidade com o campo B.

b) Existe uma corrente 𝑖 durante todo o percurso do anel, devido à variação na sua posição em relação ao campo B.

c) Existe uma corrente 𝑖 somente durante o tempo em que todo o anel está completamente imerso no campo B.

d) Não existe corrente 𝑖 em nenhum do percurso, porque o campo B é uniforme.

e) Existe uma corrente 𝑖 somente quando o anel está entrando ou saindo da região onde existe o campo B.


02- (UPF - 2017/2) Um elétron experimenta a ação de uma força magnética quando se encontra numa região do espaço onde há um campo magnético uniforme. Em relação ao comportamento do elétron, é correto afirmar que

a) o elétron não pode estar em repouso.

b) o elétron se movimenta numa direção paralela à direção do campo magnético.

c) pela ação da força magnética, o elétron experimenta uma desaceleração na direção paralela ao campo magnético.

d) a força magnética independe da carga do elétron.

e) como o campo magnético é uniforme, a força magnética atuante sobre  o elétron é constante e independente da sua velocidade.


03- (UPF - 2016/2) Considere uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme cujas linhas de indução são verticais, com sentido para cima. Suponha que uma partícula carregada negativamente se movimente horizontalmente da direita para a esquerda, com velocidade constante, e penetre na região do campo. Sobre o comportamento da partícula, analise as afirmações que seguem.

I. O campo magnético interage com a partícula, diminuindo o módulo da velocidade.

II. O campo magnético interage com a partícula, mas não influencia no módulo da sua velocidade.

III. O campo magnético interage com a partícula e modifica a direção original do deslocamento dessa partícula.

IV. O módulo da força magnética sobre a partícula é zero.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.

b) II e III.

c) III e IV.

d) I e III.

e) II e IV.


04- (UPF - 2016/1) Sobre conceitos de eletricidade e magnetismo, são feitas as seguintes afirmações:

I. Se uma partícula com carga não nula se move num campo magnético uniforme perpendicularmente à direção do campo, então a força magnética sobre ela é nula.

II. Somente imãs permanentes podem produzir, num dado ponto do espaço, campos magnéticos de módulo e direção constantes.

III. Quando dois fios condutores retilíneos longos são colocados em paralelo e percorridos por correntes elétricas contínuas de mesmo módulo e sentido, observa-se que os fios se atraem.

IV. Uma carga elétrica em movimento pode gerar campo magnético, mas não campo elétrico.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) III.

b) I e II.

c) II.

d) II e IV.

e) II, III e IV.


05- (UPF - 2014/2) Considere uma partícula com carga positiva q, a qual se move em linha reta com velocidade constante v . Em um determinado instante, esta partícula penetra numa região do espaço onde existe um campo magnético uniforme B , cuja orientação é perpendicular à trajetória da partícula. Como resultado da interação da carga com o campo magnético, a partícula sofre a ação de uma força magnética Fm , cuja direção é sempre perpendicular à direção do campo e ao vetor velocidade instantânea da carga. Assim, a partícula passa a descrever um movimento circular uniforme num plano perpendicular ao B. Supondo que o módulo da velocidade da partícula seja v = 9 x10³ m/s; que o módulo do campo magnético seja B = 2 x10-3 T; e que o raio da circunferência descrita pela partícula seja R = 3 cm, é correto afirmar que, nessas condições, a relação carga/massa (q/m) da partícula é de:

a) 3,0 x 108 C.kg-1

b) 3,0 x 107 C.kg-1

c) 1,5 x 108 C.kg-1

d) 1,5 x 107 C.kg-1

e) 4,5 x 106 C.kg-1


06- (UPF - 2014/1)  Um elétron é lançado em linha reta com velocidade v constante, no interior de um campo magnético uniforme B . Da interação do elétron em movimento com o campo B surge uma força magnética Fm no momento em que o elétron ingressa no campo magnético. O desenho a seguir representa um sistema de coordenadas cartesianas tridimensional no qual estão identificados por números seis vetores. Desses vetores, o conjunto de três vetores que representa corretamente (em direções e sentidos) uma possível configuração para v , B e Fm na situação descrita é:

a) 3; 5; 1.

b) 1; 3; 5.

c) 1; 3; 2.

d) 3; 6; 5.

e) 2; 5; 3.


07- (UPF - 2013/2) Sabemos que existe um campo magnético nas proximidades de um imã e também em torno de um condutor percorrido por uma corrente elétrica. O comportamento desse campo pode ser representado graficamente por meio das linhas de campo magnético ou linhas de indução. Sobre essas linhas de indução, são feitas as seguintes afirmações:

I. São sempre perpendiculares ao vetor que representa o campo.

II. Quando uma carga elétrica q é abandonada, em movimento com uma velocidade vetorial v, perto de um imã, a força gerada pela interação do campo com a carga, num determinado ponto, tem direção tangencial às linhas de indução e perpendicular à direção do vetor v.

III. Nas regiões próximas aos polos de um imã em forma de barra, a concentração de linhas de indução é maior que em qualquer outro ponto ao seu redor.

IV. As linhas de indução do campo magnético gerado por uma corrente estabelecida em um fio condutor metálico, retilíneo e muito longo, têm formato de circunferências concêntricas ao fio em um plano perpendicular a este.

Está correto o que se afirma em:

a) I,II, III e IV.

b) II e III apenas.

c) II e IV apenas.

d) III e IV apenas.

e) II, III e IV apenas. 


08- (UPF - 2012/2) Uma partícula de massa m, eletrizada com carga q, positiva, é lançada com velocidade v constante, no interior de um campo magnético uniforme B . A direção do vetor v é perpendicular às linhas de indução do campo B. Sabendo que a força magnética Fm, que surge da interação da carga em movimento com o campo B , desempenha o papel de força centrípeta, a partícula executa um movimento circular cujo raio da trajetória é R, e o período é T. Sobre essa situação são feitas as seguintes afirmações:

I. Mantendo m, q e v constantes e duplicando o valor do campo B , o raio da trajetória circular é duplicado (R muda para 2 R).

II. Mantendo m, q e v constantes e duplicando o valor do campo B , o período da trajetória circular é reduzido à metade (T muda para ½ T).

III. Mantendo q, v e B constantes e duplicando o valor da massa m da partícula, o raio da trajetória circular é reduzido à metade (R muda para ½ R).

IV. Mantendo q, v e B constantes e duplicando o valor da massa m da partícula, o período da trajetória circular é reduzido à metade (T muda para ½ T).

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II

b) II e IV

c) II

d) IV

e) II, III e IV 


09- (UPF - 2012/1) Uma partícula de carga elétrica positiva q = 4 μC e massa m = 1 x 10-10 kg penetra numa região do espaço onde existe um campo magnético uniforme de 2 T em direção perpendicular à linha reta descrita pela trajetória da partícula. Considerando que a velocidade da partícula é v = 5 x 10³ m/s, são feitas as seguintes afirmações em relação ao comportamento da partícula quando penetra no campo:

I. A carga elétrica interage com o campo magnético de tal maneira que experimenta uma força de 0,04N.

II. A carga elétrica não interage com o campo magnético pois seu movimento é em direção perpendicular ao campo.

III. A força magnética que atua sobre a carga elétrica tem direção perpendicular ao vetor campo magnético.

IV. A força magnética que atua sobre a carga elétrica tem direção perpendicular ao vetor velocidade.

Dessas afirmações:

a) Somente I é correta.

b) Somente I, II e III são corretas.

c) Somente III e IV são corretas.

d) Somente I, III e IV são corretas.

e) Todas são corretas.


Gabarito:

01- E 02- A 03- B 04- A 05- C 06- C 07- D 08- C 09- D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceleração escalar Média

    É a taxa de variação da velocidade em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido varia a velocidade de um corpo maior será a sua ace...