01- (UPF - 2022/2) A fibra óptica tem revolucionado a telecomunicação e o transporte de dados, sendo inventada na década de 1950 pelo físico indiano Narinder Singh Kapany. Sobre a fibra óptica podemos dizer que ela tem seu princípio físico baseado no fenômeno de:
a) difração.
b) reflexão total.
c) ressonância.
d) reflexão difusa.
e) interferência.
02- (UPF - 2022/2) Dois estudantes de engenharia analisam o comportamento de partículas subatômicas que se movimentam em um campo uniforme elétrico ou magnético e fazem as afirmações apresentadas nas alternativas abaixo. Identifique qual destas afirmações é correta.
a) Um nêutron que se move em direção perpendicular à de um campo magnético experimenta a ação de uma força magnética que atua na direção perpendicular ao campo magnético.
b) Quando um próton se move na mesma direção e no mesmo sentido de um campo magnético, a velocidade do próton aumenta.
c) Quando um elétron se move na mesma direção e no mesmo sentido de um campo magnético, a velocidade do elétron aumenta.
d) Quando um elétron se move em direção perpendicular à de um campo elétrico, não experimenta a ação de uma força elétrica.
e) Quando um próton e um elétron se movem na mesma direção e no mesmo sentido de um campo elétrico a velocidade do próton aumenta enquanto que a do elétron diminui.
03- (UPF - 2021/2) Em tempos de pandemia, a internet se revelou uma ferramenta indispensável para grande parte da população. Nesse contexto, muito se tem falado sobre a melhoria na transmissão dos dados digitais com o uso da rede por fibra óptica em comparação aos fios de cobre. Sobre a fibra óptica, podemos dizer que seu princípio de funcionamento está baseado no fenômeno físico:
a) de que a pressão em um fluido se distribui igualmente em todas as direções.
b) de que os corpos tendem a ir para lugares onde existe menor pressão.
c) de que a corrente elétrica viaja mais rápido nos materiais com menor resistência elétrica.
d) da distribuição de cargas elétricas na superfície de um condutor cilíndrico.
e) da reflexão total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário