Refração

01- (UPF - 2019/1) Conta a história que Isaac Newton, trabalhando no polimento de algumas peças de vidro, conseguiu obter um prisma triangular, o qual utilizou para a sua famosa experiência da dispersão da luz branca, ilustrada na figura a seguir.

Utilizando-se da palavra latina spectrum, ele descreveu o conjunto de cores que resultou dessa dispersão da luz branca ao atravessar o prisma. A explicação para o observado por Newton encontra-se associada ao fato de que cada cor que compõe o spectrum sofre um desvio diferente em virtude

a) da sua polarização.

b) da sua difusão.

c) do seu índice de refração.

d) da sua velocidade no vácuo.

e) da sua interferência.


02- (UPF - 2018/2) Sobre o comportamento da luz em diferentes meios, são feitas as seguintes afirmações:

I. Um feixe de luz monocromático tem frequência definida.

II. No vácuo, os diferentes feixes de luz monocromáticos se propagam com velocidades distintas.

III. A passagem da luz de um meio para outro, acompanhada de uma variação em sua velocidade de propagação, recebe o nome de refração da luz.

IV. O índice de refração absoluto de um meio define-se como o quociente entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no meio em questão.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e III.

b) I, III e IV.

c) I e III.

d) II e IV.

e) III e IV


03- (UPF - 2013/2) Joana derruba um objeto no leito de um riacho. Ao tentar apanhá-lo, verifica que esse objeto não se encontra exatamente na posição em que parecia estar. Isso se deve:

a) à interferência dos raios luminosos ao mudar de meio.

b) à difração dos raios luminosos.

c) a índices de refração diferentes para a água e para o ar.

d) à reflexão da luz na interface água-ar.

e) à polarização da luz.


04- (UPF - 2012/2) A figura representa o comportamento de um feixe de luz monocromático ao incidir sobre duas lâminas de vidros diferentes, de faces paralelas, imersas no ar. Sendo o índice de refração do ar nAr, do vidro A nVA, e do vidro B nVB, e sabendo que a relação que existe entre esses índices é dada por: nAr < nVA < nVB; e, nVB = (3/2) nAr, pode-se afirmar que quando α = 70º o valor do ângulo de refração γ apresenta um valor próximo de: (considere as informações sobre a função seno dadas na tabela)

a) 35º

b) 50º

c) 45º

d) 40º

e) 25º


Gabarito:
01- C 02- B 03- C 04- D


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceleração escalar Média

    É a taxa de variação da velocidade em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido varia a velocidade de um corpo maior será a sua ace...