Campo Magnético

01- (UFRGS-2023) Um próton é acelerado, a partir do repouso, por um campo elétrico uniforme , ao longo da distância L, conforme indicado na figura. A seguir, o próton entra em uma região do espaço onde há um campo magnético uniforme , ortogonal a e com a direção perpendicular à figura e entrando na página. Como consequência da interação com o campo magnético, o próton percorre um arco circular de raio r. Todo o sistema encontra-se em ambiente de vácuo.

Se, no lugar do próton, a partícula acelerada a partir do repouso fosse um núcleo de hélio (partícula alfa), a trajetória circular na presença do campo magnético teria, como valor mais próximo para seu raio,

a) 1,00 r.

b) 2,00 r.

c) 0,71 r.

d) 1,41 r.

e) 0,50 r. 


02- (UFRGS-2019) Um fio condutor está fixamente colocado na região entre os polos de um ímã. A figura abaixo representa um corte da região interior, que mostra o campo magnético uniforme (desprezando os efeitos de borda) e o fio entrando perpendicularmente no plano da página.

Em dado instante, uma corrente elétrica começa a fluir pelo fio, com sentido “para dentro da página”. A alternativa que melhor representa a configuração final das linhas de campo magnético é

a)

b)

c)

d)

e)



03- (UFRGS-2018) Na figura abaixo, está representada a trajetória de uma partícula de carga negativa que atravessa três regiões onde existem campos magnéticos uniformes e perpendiculares à trajetória da partícula.

Nas regiões I e III, as trajetórias são quartos de circunferências e, na região II, a trajetória é uma semicircunferência. A partir da trajetória representada, pode-se afirmar corretamente que os campos magnéticos nas regiões I, II e III, em relação à página, estão, respectivamente,

a) entrando, saindo e entrando.

b) entrando, saindo e saindo.

c) saindo, saindo e entrando.

d) entrando, entrando e entrando.

e) saindo, entrando e saindo.


04- (UFRGS-2017) O observador, representado na figura, observa um ímã que se movimenta em sua direção com velocidade constante. No instante representado, o ímã encontra-se entre duas espiras condutoras, 1 e 2, também mostradas na figura.

Examinando as espiras, o observador percebe que:

a) existem correntes elétricas induzidas no sentido horário em ambas espiras.

b) existem correntes elétricas induzidas no sentido anti-horário em ambas espiras.

c) existem correntes elétricas induzidas no sentido horário na espira 1 e anti-horário na espira 2.

d) existem correntes elétricas induzidas no sentido anti-horário na espira 1 e horário na espira 2.

e) existe apenas corrente elétrica induzida na espira 1, no sentido horário.


05- (UFRGS-2015) Partículas α, β e γ são emitidas por uma fonte radioativa e penetram em uma região do espaço onde existe um campo magnético uniforme. As trajetórias são coplanares com o plano desta página e estão representadas na figura que segue.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.

A julgar pelas trajetórias representadas na figura acima, o campo magnético ........ plano da figura.

a) aponta no sentido positivo do eixo X, no

b) aponta no sentido negativo do eixo X, no

c) aponta no sentido positivo do eixo Y, no

d) entra perpendicularmente no

e) sai perpendicularmente do


06- (UFRGS-2015) Um campo magnético uniforme B atravessa perpendicularmente o plano do circuito representado abaixo, direcionado para fora desta página. O fluxo desse campo através do circuito aumenta à taxa de 1 Wb/s.

Nessa situação, a leitura do amperímetro A apresenta, em ampères:

a) 0,0.

b) 0,5.

c) 1,0.

d) 1,5.

e) 2,0.


07- (UFRGS-2013)  Duas partículas, com cargas q1 e q2 e massas m1 e m2, penetram com a mesma velocidade de módulo v, através do orifício P, em uma região de campo magnético uniforme B, dirigido perpendicularmente para fora desta página, conforme representa a figura abaixo.

As partículas descrevem órbitas circunferenciais de raios diferentes R1 e R2, tais que R2 = 2 R1.

Com base na descrição acima, podemos garantir que estas partículas possuem

a) o mesmo período orbital.

b) valores iguais de quantidade de movimento linear.

c) m1 = m2/2.

d) q1 = 2 q2.

e) q1/m1 = 2 q2/m2.


Gabarito:
01- D
02- B
03- A
04- C
05- D
06- C
07- E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceleração escalar Média

    É a taxa de variação da velocidade em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido varia a velocidade de um corpo maior será a sua ace...