Estudo dos gases

01- (UFRGS-2023) Em um dia de primavera, em um laboratório de ciências, um gás que se comporta como gás ideal é mantido confinado em um recipiente de volume constante. Dentro do recipiente, a pressão é de 1 atm, e a temperatura é de 13 °C. Nessas condições, o laboratorista fecha o laboratório e vai para casa. Ao retornar, no dia seguinte, o ambiente está mais aquecido, e o mesmo gás encontra-se a uma temperatura de 26 °C. Nesse momento, a pressão dentro do recipiente é

a) maior do que 1 atm e menor do que 2 atm.

b) menor do que 1 atm.

c) igual a 1 atm.

d) igual a 2 atm.

e) maior do que 2 atm.


02- (UFRGS-2019)  Considere as afirmações abaixo, sobre o comportamento térmico dos gases ideais.

I - Volumes iguais de gases diferentes, na mesma temperatura inicial, quando aquecidos sob pressão constante de modo a sofrerem a mesma variação de temperatura, dilatam-se igualmente.

II - Volumes iguais de gases diferentes, na mesma temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas.

III - Uma dada massa gasosa, quando mantida sob pressão constante, tem temperatura T e volume V diretamente proporcionais.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.



03- (UFRGS-2019) Um gás ideal contido em um cilindro com pistão pode ser levado de um estado inicial i até um estado final f, seguindo dois processos distintos, I e II, conforme ilustrado na figura abaixo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

No processo I, o gás sofre duas transformações sucessivas, sendo a primeira ........ e a segunda ........ . A variação de energia interna no processo I, ΔUI, é ........ variação de energia interna no processo II, ΔUII.

a) isobárica − isocórica − maior do que a

b) isocórica − isotérmica − maior do que a

c) isotérmica − isocórica − igual à

d) isobárica − isocórica − igual à

e) isocórica − isobárica − menor do que a


04- (UFRGS-2018) A velocidade máxima do vento no furacão Irma em setembro/2017 chegou a 346 km/h, o que o classifica como um furacão de categoria 5.

Segundo um modelo teórico desenvolvido no MIT (Massachuttes Institute of Thecnology), um furacão pode ser tratado como uma máquina de calor de Carnot. A tempestade extrai calor do oceano tropical quente (água como fonte de calor) e converte parte do calor em energia cinética (vento).

Nesse modelo, a velocidade máxima Vmáx pode ser obtida da equação

Nessa equação, Toce e Tatm são, respectivamente, a temperatura da superfície do oceano e a temperatura no nível do topo da nuvem acerca de 12 a 18 km, ambas em K, e E corresponde à taxa de transferência de calor do oceano para a atmosfera.

Considere, no modelo, os seguintes processos.

I - Diminuição da temperatura na superfície do oceano.

II - Aumento na diferença de temperatura entre a superfície do oceano e o topo da nuvem na atmosfera.

III - Diminuição na taxa de transferência de calor.

Quais processos contribuem para o aumento da velocidade máxima do vento em um furacão?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.


05- (UFRGS-2018) Utilizados em diversas áreas de pesquisa, balões estratosféricos são lançados com seu invólucro impermeável parcialmente cheio de gás, para que possam suportar grande expansão à medida em que se elevam na atmosfera.

Um balão, lançado ao nível do mar, contém gás hélio à temperatura de 27 ºC, ocupando um volume inicial Vi. O balão sobe e atinge uma altitude superior a 35 km, onde a pressão doar é 0,005 vezes a pressão ao nível do mar e a temperatura é -23 ºC.

Considerando que o gás hélio se comporte como um gás ideal, qual é, aproximadamente, a razão Vf/Vi, entre os volumes final Vf e inicial Vi?

a) 426.

b) 240.

c) 234.

d) 167.

e) 17.


06- (UFRGS-2017) Considere que certa quantidade de gás ideal, mantida a temperatura constante, está contida em um recipiente cujo volume pode ser variado.

Assinale a alternativa que melhor representa a variação da pressão (p) exercida pelo gás, em função da variação do volume (V) do recipiente.

a)

b)

c)

d)

e)



07- (UFRGS-2016) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Segundo a Teoria Cinética dos Gases, um gás ideal é constituído de um número enorme de moléculas cujas dimensões são desprezíveis, comparadas às distâncias médias entre elas. As moléculas movem-se continuamente em todas as direções e só há interação quando elas colidem entre si. Nesse modelo de gás ideal, as colisões entre as moléculas são ........, e a energia cinética total das moléculas ........ .

a) elásticas – aumenta

b) elásticas – permanece constante

c) elásticas – diminui

d) inelásticas – aumenta

e) inelásticas – diminui


08- (UFRGS-2016) Nos gráficos I e II abaixo, p representa a pressão a que certa massa de gás ideal está sujeita, T a sua temperatura e V o volume por ela ocupado.

Escolha a alternativa que identifica de forma correta as transformações sofridas por esse gás, representadas, respectivamente, em I e II.

a) Isobárica e isocórica.

b) Isotérmica e isocórica.

c) Isotérmica e isobárica.

d) Isocórica e isobárica.

e) Isocórica e isotérmica.


09- (UFRGS-2015) Na figura abaixo, EH2 e EO2 e VH2 e VO2 são, respectivamente, as energias cinéticas médias e as velocidades médias das moléculas de uma amostra de gás H2 e de outra, de gás O2, ambas em temperatura de 27 ºC.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente os valores das energias cinéticas médias e das velocidades médias das moléculas de H2 e de O2.

a) EH2 > EO2 e VH2 > VO2 .

b) EH2 < EO2 e VH2 < VO2 .

c) EH2 = EO2 e VH2 > VO2 .

d) EH2 = EO2 e VH2 = VO2 .

e) EH2 = EO2 e VH2 < VO2 .



10- (UFRGS-2015) A figura abaixo apresenta um diagrama Pressão x Volume. Nele, os pontos M, N e R representam três estados de uma mesma amostra de gás ideal.

Assinale a alternativa que indica corretamente a relação entre as temperaturas absolutas TM, TN e TR dos respectivos estados M, N e R.

a) TR < TM > TN.

b) TR > TM > TN

c) TR = TM > TN.

d) TR < TM < TN.

e) TR = TM < TN.


11- (UFRGS-2015) Sob condições de pressão constante, certa quantidade de calor Q, fornecida a um gás ideal monoatômico, eleva sua temperatura em ΔT.

Quanto calor seria necessário, em termos de Q, para produzir a mesma elevação de temperatura ΔT, se o gás fosse mantido em volume constante?

a) 3Q.

b) 5Q/3.

c) Q.

d) 3Q/5.

e) 2Q/5.


12- (UFRGS-2014) Considere um processo adiabático no qual o volume ocupado por um gás ideal é reduzido a 1/5 do volume inicial.

É correto afirmar que, nesse processo,

a) a energia interna do gás diminui.

b) a razão T/p (T=temperatura, p=pressão) torna-se 5 vezes o valor inicial.

c) a pressão e a temperatura do gás aumentam.

d) o trabalho realizado sobre o gás é igual ao calor trocado com o meio externo.

e) a densidade do gás permanece constante.


13- (UFRGS-2014) O gráfico representa, em um processo isobárico, a variação em função do tempo da temperatura de uma amostra de um elemento puro cuja massa é de 1,0 kg, observada durante 9 minutos.

A amostra está no estado sólido a 0 °C no instante t=0 e é aquecida por uma fonte de calor que lhe transmite energia a uma taxa de 2,0 x 10³ J/min, supondo que não haja perda de calor.

O processo que ocorre na fase sólida envolve um trabalho total de 0,1 kJ. Nessa fase, a variação da energia interna da amostra é

a) 6,1 kJ.

b) 5,9 kJ.

c) 6,0 kJ.

d) -5,9 kJ.

e) -6,1 kJ.


14- (UFRGS-2011) Um balão meteorológico fechado tem volume de 50,0 m³ ao nível do mar, onde a pressão atmosférica é de 1,0x105 Pa e a temperatura é de 27 °C. Quando o balão atinge a altitude de 25 km na atmosfera terrestre, a pressão e a temperatura assumem, respectivamente, os valores de 5,0 x 10³ Pa e −63 °C.

Considerando-se que o gás contido no balão se comporta como um gás ideal, o volume do balão nessa altitude é de

a) 14,0 m³

b) 46,7 m³

c) 700,0 m³

d) 1.428,6 m³

e) 2.333,3 m³


Gabarito:

01- A

02- E

03- D

04- B

05- D

06- A

07- B

08- B

09- C

10- E

11- D

12- C

13- B

14- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceleração escalar Média

    É a taxa de variação da velocidade em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido varia a velocidade de um corpo maior será a sua ace...