01- (UFRGS-2019) A figura abaixo representa um sistema de coroas dentadas de uma bicicleta, que está se movendo com velocidade constante. As coroas dentadas giram sem atrito em torno de seus eixos.
A coroa dentada dianteira de raio RD é movimentada pelos pedais e está ligada à coroa traseira de raio RE pela correia de massa desprezível. FP é a força aplicada no pedal cujo comprimento é RP a partir do centro da coroa.
Nessa situação, o módulo do torque transmitido à roda traseira, através da coroa de raio RE, é
a) RE RP FP / RD.
b) RE RD FP / RP.
c) RD RP FP / RE.
d) RP FP / (RERD).
e) RE FP / (RPRD).
02- (UFRGS-2018) A figura abaixo representa duas esferas, 1 e 2, de massas iguais a m, presas nas extremidades de uma barra rígida de comprimento L e de massa desprezível. O sistema formado é posto a girar com velocidade angular constante em torno de um eixo, perpendicular à página, que passa pelo ponto P.
Sendo vi a velocidade tangencial da esfera i (i=1,2) e Fi a força centrípeta nela resultante, as razões v1/v2 e F1/F2 entre os módulos dos respectivos vetores são, nessa ordem,
a) 1/3 e 1/2.
b) 1/2 e 1/4.
c) 1/2 e 1/2.
d) 1/2 e 3/2.
e) 3/2 e 1/2.
03- (UFRGS-2018) A figura abaixo representa duas esferas, 1 e 2, de massas iguais a m, presas nas extremidades de uma barra rígida de comprimento L e de massa desprezível. O sistema formado é posto a girar com velocidade angular constante em torno de um eixo, perpendicular à página, que passa pelo ponto P.
Em relação ao eixo de rotação em P, o centro de massa do sistema descreve uma trajetória circunferencial de raio
a) L/2.
b) L/3.
c) L/4.
d) L/6.
e) L/9.
04- (UFRGS-2017) Em voos horizontais de aeromodelos, o peso do modelo é equilibrado pela força de sustentação para cima, resultante da ação do ar sobre as suas asas. Um aeromodelo, preso a um fio, voa em um círculo horizontal de 6 m de raio, executando uma volta completa a cada 4 s. Sua velocidade angular, em rad/s, e sua aceleração centrípeta, em m/s², valem, respectivamente:
a) π e 6π².
b) π/2 e 3π²/2.
c) π/2 e π²/4.
d) π/4 e π²/4.
e) π/4 e π²/16.
05- (UFRGS-2016) A figura abaixo representa um móvel m que descreve um movimento circular uniforme de raio R, no sentido horário, com velocidade de módulo V.
Assinale a alternativa que melhor representa, respectivamente, os vetores velocidade V e aceleração a do móvel quando passa pelo ponto I, assinalado na figura.
a)
b)
c)
d)
e)
06- (UFRGS-2016) Considere, na figura abaixo, a representação de um automóvel, com velocidade de módulo constante, fazendo uma curva circular em uma pista horizontal.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A força resultante sobre o automóvel é ........ e, portanto, o trabalho por ela realizado é ........ .
a) nula – nulo
b) perpendicular ao vetor velocidade – nulo
c) paralela ao vetor velocidade – nulo
d) perpendicular ao vetor velocidade – positivo
e) paralela ao vetor velocidade – positivo
07- (UFRGS-2014) Um móvel percorre uma trajetória fechada, representada na figura abaixo, no sentido anti-horário.
Ao passar pela posição P, o móvel está freando. Assinale a alternativa que melhor indica, nessa
posição, a orientação do vetor aceleração total do móvel.
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 4.
e) 5.
08- (UFRGS-2013) A figura apresenta esquematicamente o sistema de transmissão de uma bicicleta
convencional.
Na bicicleta, a coroa A conecta-se à catraca B através da correia P. Por sua vez, B é ligada à
roda traseira R, girando com ela quando o ciclista está pedalando.
Nesta situação, supondo que a bicicleta se move sem deslizar, as magnitudes das velocidades angulares, ωA, ωB e ωR, são tais que
a) ωA < ωB = ωR .
b) ωA = ωB < ωR .
c) ωA = ωB = ωR .
d) ωA < ωB < ωR .
e) ωA > ωB = ωR .
09- (UFRGS-2012) A figura abaixo apresenta, em dois instantes, as velocidades v1 e v2 de um automóvel que, em um plano horizontal, se desloca numa pista circular.
Com base nos dados da figura, e sabendo-se que os módulos dessas velocidades são tais que v1 > v2 é correto afirmar que
a) a componente centrípeta da aceleração é diferente de zero.
b) a componente tangencial da aceleração apresenta a mesma direção e o mesmo sentido da velocidade.
c) o movimento do automóvel é circular uniforme.
d) o movimento do automóvel é uniformemente acelerado.
e) os vetores velocidade e aceleração são perpendiculares entre si.
Gabarito:
01- A
02- C
03- D
04- B
05- C
06- B
07- D
08- A
09- A
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