Movimento circular

01- (UFRGS-2019) A figura abaixo representa um sistema de coroas dentadas de uma bicicleta, que está se movendo com velocidade constante. As coroas dentadas giram sem atrito em torno de seus eixos.

A coroa dentada dianteira de raio RD é movimentada pelos pedais e está ligada à coroa traseira de raio RE pela correia de massa desprezível. FP é a força aplicada no pedal cujo comprimento é RP a partir do centro da coroa.

Nessa situação, o módulo do torque transmitido à roda traseira, através da coroa de raio RE, é

a) RE RP FP / RD.

b) RE RD FP / RP.

c) RD RP FP / RE.

d) RP FP / (RERD).

e) RE FP / (RPRD).


02- (UFRGS-2018) A figura abaixo representa duas esferas, 1 e 2, de massas iguais a m, presas nas extremidades de uma barra rígida de comprimento L e de massa desprezível. O sistema formado é posto a girar com velocidade angular constante em torno de um eixo, perpendicular à página, que passa pelo ponto P.

Sendo vi a velocidade tangencial da esfera i (i=1,2) e Fi a força centrípeta nela resultante, as razões v1/v2 e F1/F2 entre os módulos dos respectivos vetores são, nessa ordem,

a) 1/3 e 1/2.

b) 1/2 e 1/4.

c) 1/2 e 1/2.

d) 1/2 e 3/2.

e) 3/2 e 1/2.


03- (UFRGS-2018) A figura abaixo representa duas esferas, 1 e 2, de massas iguais a m, presas nas extremidades de uma barra rígida de comprimento L e de massa desprezível. O sistema formado é posto a girar com velocidade angular constante em torno de um eixo, perpendicular à página, que passa pelo ponto P.

Em relação ao eixo de rotação em P, o centro de massa do sistema descreve uma trajetória circunferencial de raio

a) L/2.

b) L/3.

c) L/4.

d) L/6.

e) L/9.


04- (UFRGS-2017) Em voos horizontais de aeromodelos, o peso do modelo é equilibrado pela força de sustentação para cima, resultante da ação do ar sobre as suas asas. Um aeromodelo, preso a um fio, voa em um círculo horizontal de 6 m de raio, executando uma volta completa a cada 4 s. Sua velocidade angular, em rad/s, e sua aceleração centrípeta, em m/s², valem, respectivamente:

a) π e 6π².

b) π/2 e 3π²/2.

c) π/2 e π²/4.

d) π/4 e π²/4.

e) π/4 e π²/16.


05- (UFRGS-2016) A figura abaixo representa um móvel m que descreve um movimento circular uniforme de raio R, no sentido horário, com velocidade de módulo V.

Assinale a alternativa que melhor representa, respectivamente, os vetores velocidade V e aceleração a do móvel quando passa pelo ponto I, assinalado na figura.

a)

b)

c)

d)

e)



06- (UFRGS-2016) Considere, na figura abaixo, a representação de um automóvel, com velocidade de módulo constante, fazendo uma curva circular em uma pista horizontal.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.


A força resultante sobre o automóvel é ........ e, portanto, o trabalho por ela realizado é ........ .

a) nula – nulo

b) perpendicular ao vetor velocidade – nulo

c) paralela ao vetor velocidade – nulo

d) perpendicular ao vetor velocidade – positivo

e) paralela ao vetor velocidade – positivo


07- (UFRGS-2014) Um móvel percorre uma trajetória fechada, representada na figura abaixo, no sentido anti-horário.

Ao passar pela posição P, o móvel está freando. Assinale a alternativa que melhor indica, nessa

posição, a orientação do vetor aceleração total do móvel.

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4.

e) 5.


08- (UFRGS-2013) A figura apresenta esquematicamente o sistema de transmissão de uma bicicleta

convencional.

Na bicicleta, a coroa A conecta-se à catraca B através da correia P. Por sua vez, B é ligada à

roda traseira R, girando com ela quando o ciclista está pedalando.

Nesta situação, supondo que a bicicleta se move sem deslizar, as magnitudes das velocidades angulares, ωA, ωB e ωR, são tais que

a) ωA < ωB = ωR .

b) ωA = ωB < ωR .

c) ωA = ωB = ωR .

d) ωA < ωB < ωR .

e) ωA > ωB = ωR .


09- (UFRGS-2012) A figura abaixo apresenta, em dois instantes, as velocidades v1 e v2 de um automóvel que, em um plano horizontal, se desloca numa pista circular.

Com base nos dados da figura, e sabendo-se que os módulos dessas velocidades são tais que v1 > v2 é correto afirmar que

a) a componente centrípeta da aceleração é diferente de zero.

b) a componente tangencial da aceleração apresenta a mesma direção e o mesmo sentido da velocidade.

c) o movimento do automóvel é circular uniforme.

d) o movimento do automóvel é uniformemente acelerado.

e) os vetores velocidade e aceleração são perpendiculares entre si.


Gabarito:

01- A

02- C

03- D

04- B

05- C

06- B

07- D

08- A

09- A

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