É a taxa de variação da velocidade em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido varia a velocidade de um corpo maior será a sua aceleração. Por exemplo: Um carro que varia sua velocidade de 0 km/h à 100 km/h em 10 s possui uma aceleração maior que um carro que varia sua velocidade de 0 km/h à 100 km/h em 15 s.
Aceleração instantânea
Aceleração média
Imagine que você acabou de comprar um carro, e decide fazer um teste de aceleração com seu novo veículo. Para fazer isso, você usa um aplicativo que indica a aceleração média. Ao final do teste você verifica que aceleração média adquirida de 0 à 100 km/h foi de 20km/h/s.
A aceleração média que foi desenvolvida a longo do trajeto, de 20 km/h/s, não significa que o trajeto foi realizado o tempo todo com a mesma aceleração. Pois, em alguns momentos ele pode ter tido uma aceleração maior que 20 km/h/s, em outros momentos com uma aceleração menor que 20 km/h/s, mas que ao final do percurso a aceleração média desenvolvida resultou em 20 km/h/s.
Para calcularmos a aceleração média de um corpo, iremos dividir a variação da velocidade (∆v) pelo intervalo de tempo (∆t), como é verificado na fórmula abaixo:
- Para convertermos de m/s para km/h MULTIPLICAMOS por 3,6.
- Para convertermos de km/h para m/s DIVIDIMOS por 3,6.
Classificação dos movimentos
- Acelerado: é aquele movimento em que a aceleração e a velocidade possuem o mesmo sinal. Por exemplo: a = - 2m/s² e v = -10 m/s²
- Desacelerado/Retardado: é aquele movimento em que a aceleração e a velocidade possuem sinais diferentes. Por exemplo: a = + 4 m/s² e v = -12 m/s²
Exemplos
05- Qual é o tempo que um corpo com aceleração de 2 m/s² demora para variar a sua velocidade em 72 km/h?