Velocidade

 É a rapidez com que um corpo se desloca. Quanto mais rápido o corpo se desloca, maior será a sua velocidade. Por exemplo: Um carro que anda 50 km em 30 minutos é mais rápido que um carro que anda 40 km em 30 minutos.


Velocidade instantânea


    A velocidade instantânea é a velocidade medida no instante em que está sendo realizada a medida. Por exemplo, imagine você em um carro em movimento e nesse instante você olha para o velocímetro do carro, a velocidade que você está vendo é a velocidade instantânea. Isto pode ser verificado no vídeo abaixo:



Velocidade média

    A velocidade média é a taxa de variação do espaço pelo intervalo de tempo. Em outras palavras a velocidade é a razão entre o deslocamento e o intervalo de tempo. A velocidade média também pode ser definida como a média entre todas as velocidades de um corpo ao longo de um trajeto e o seu respectivo intervalo de tempo. Para entendermos esse conceito, vamos ilustra-lo com base em um exemplo:


Imagine que você fez uma viagem de Carazinho-RS à Porto Alegre-RS, e a viagem foi realizada com uma velocidade média de 75 km/h.


    A velocidade média que foi desenvolvida a longo do trajeto, de 75 km/h, não significa que o trajeto foi realizado o tempo todo com a mesma velocidade. Pois, em alguns momentos ele pode ter desenvolvido uma velocidade menor que 75 km/h, em outros momentos com uma velocidade maior que 75 km/h, mas que ao final do percurso a velocidade média resultante foi de 75 km/h.

    Para calcularmos a velocidade média de um corpo, iremos dividir o deslocamento (∆S) pelo intervalo de tempo (∆t), como é verificado na fórmula abaixo:

    Em algumas situações pode ser solicitado o deslocamento ou o tempo, por isso sugere-se lembrar do triangulo de(∆S) - vo(Vm) - to (∆t):



    Para compreender um pouco melhor as relações acima, sugere-se assistir ao vídeo abaixo:




    Nas Ciências usamos unidades padrões, baseado no Sistema Internacional de Unidades (SI). Por isso é essencial saber a conversão de unidades de velocidade, pois em nosso cotidiano é muito comum usarmos o km/h, porém na Física é muito comum usarmos o m/s. Antes de apresentar o fator de conversão de velocidade média, será apresentado abaixo a origem do valor usado para QUALQUER conversão entre km/h e m/s.


Resumidamente:


  • Para convertermos de m/s para km/h MULTIPLICAMOS por 3,6.
  • Para convertermos de km/h para m/s DIVIDIMOS por 3,6.

Classificação dos movimentos

  • Progressivo: a velocidade possui sinal positivo, ou seja, o móvel anda a favor da trajetória. Ex: v = + 50 km/h.


  • Regressivo: a velocidade possui sinal negativo, ou seja, o móvel anda contra o sentido da trajetória. Ex: v = - 60 km/h.




Exemplos
01- Efetue as conversões de unidades abaixo:
a) 90 km/h = ____m/s => 90 ÷ 3,6 = 25 m/s 
b) 72 km/h = _____m/s => 72 ÷ 3,6 = 20 m/s
c) 10 m/s = _____km/h => 10 X 3,6 = 36 km/h
d) 15 m/s = _____km/h => 15 X 3,6 = 54 km/h


02- Determine a velocidade média de um carro que parte de Carazinho até Porto Alegre. Sabendo que a distância entre essas duas cidades é de 300 km e que o tempo que é realizado o trajeto é 3 horas.



03- Qual é a distância de um trajeto feito com uma velocidade média de 70 km/h que foi realizado em 5 horas?



04- Qual é o tempo que um carro que anda a 80 km/h demora para percorrer 720 km?



05- (FUVEST-SP) Após chover na cidade de São Paulo, as águas da chuva descerão o Rio Tietê até o Rio Paraná, percorrendo cerca de 1000 km. Sendo de 4 km/h a velocidade média das águas, o percurso mencionado será cumprido pelas águas da chuva em aproximadamente:
a) 30 dias      b) 10 dias    c) 25 dias     d) 2 dias     e) 4 dias



06-  (XAVIER e BARRETO, 2015) Um carro em movimento em uma estrada passa pelo marco quilométrico 218 Às 10h15 e pelo marco 236 às 10h30. Determine a velocidade escalar média em km/h no decorrer desse trecho.



07- (XAVIER e BARRETO, 2015) Em um terreno montanhoso, um ciclista tenta manter a velocidade escalar média de 6 km/h, na subida, e de 24 km/h, na descida. Sabendo que o percurso de subida e o de descida têm a mesma extensão e que, após a subida, o retorno é imediato, determine a velocidade média do ciclista em todo o percurso, considerando que as trajetórias de subida e descida são distintas.


ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO

Nível I

Nível II


MATERIAIS COMPLEMENTARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceleração escalar Média

    É a taxa de variação da velocidade em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido varia a velocidade de um corpo maior será a sua ace...