A Física e seus ramos

 De acordo com o FNDE,

“Física (do grego antigo: φύσις physis "natureza") é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências. Busca a compreensão científica dos comportamentos naturais e gerais do mundo em nosso torno, desde as partículas elementares até o universo como um todo. Com o amparo do método científico e da lógica, e tendo a matemática como linguagem natural, esta ciência descreve a natureza através de modelos científicos.” (2017, http://www.fnde.gov.br/).

    Para compreendermos um pouco melhor a complexidade desta Ciência, vamos fazer uma viagem histórica, passando por alguns dos principais momentos da Física. Para darmos início a nossa viagem pelo tempo, vamos até a pré-história, onde não havia uma ideia de Física, mas já se fazia uso de alguns conceitos físicos que conhecemos hoje. Nessa época o que predominava era a observação, tentativa, erro, acerto, sistematização. Isso era usado durante a caça, a pesca, a construção de moradia e diversas atividades rotineiras. Atualmente esses testes, observações, modificações no que foi pensado inicialmente é chamado de método científico, na época era bem rudimentar, mas auxiliou o ser humano a se desenvolver ao longo dos anos e ampliar a sua expectativa de vida. O vídeo abaixo ilustra o método científico

    
    Um pouco mais adiante na história, na Grécia antiga, surgem as primeiras tentativas de justificar alguns fenômenos naturais sem a presença de divindades para explicá-los. Nessa época surgem os filósofos naturais, os quais investigavam fenômenos cotidianos e sistematizavam eles com base nos conhecimentos que se tinham na época. Abaixo é apresentado um vídeo sobre a explicação de Aristóteles para o movimento de um corpo.



    Na idade Moderna (século XV ao século XVIII), durante o movimento do iluminismo (século XVII e XVIII), com a descentralização do conhecimento, a Física se desprende da Filosofia natural e a partir daí começam a aparecer grandes nomes na Física que tiveram contribuições significativas para a Física, como Galileu Galilei, Evangelista Torricelli, Isaac Newton dentre outros. Estes contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da Física clássica, nome dado ao estudo dos fenômenos que ocorrem em escala macroscópica. O vídeo abaixo mostra algumas contribuições de Newton para a Física.


    Na idade contemporânea, no ano de 1900, surge uma “nova” Física que veio como resposta a frase mais conhecida na Física dita por William Thomson, conhecido como Lord Kelvin: “No céu azul da física clássica existem apenas duas nuvens a serem dirimidas”. Ele se referia a radiação do corpo negro e a não detecção do éter luminífero (falha do experimento de Michelson & Morley). Essas duas explicações anos mais tarde deram origem a Mecânica Quântica e a teoria da Relatividade Restrita de Albert Einstein.
    O vídeo abaixo resume alguns dos pontos tratados no texto acima.


    Com a expansão dos conceitos de Física, fez-se necessário agrupa-los em ramos, que seriam campos de estudo da Física. São eles:

  • Mecânica: Estuda o movimento dos corpos. Ela é dividida em cinemática e dinâmica. A cinemática estuda o movimento dos corpos sem se preocupar com as causas, já a dinâmica explica as causas do movimento.
 

  • Termologia: Estuda os fenômenos associados ao calor e a temperatura.


  • Ondulatória: Estuda as características propriedades e fenômenos associados as ondas.

 
  • Óptica: Estuda os fenômenos associados a luz


  • Eletromagnetismo: Estuda os fenômenos associados a eletricidade, ao magnetismo e a relação entre eles.

 
  • Física Moderna: estuda as teorias que surgiram a partir do século XX. Ela divide-se em Mecânica Quântica, Relatividade e Física Nuclear. A Mecânica quântica estuda sistemas físicos próximos ou abaixo da dimensão atômica. A relatividade estuda fenômenos que ocorrem próximo da velocidade da luz. E a Física Nuclear estuda as interações entre os prótons e neutros no núcleo atômico.



ATIVIDADES DE SISTEMATIZAÇÃO

Clique aqui para acessar


MATERIAIS COMPLEMENTARES



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceleração escalar Média

    É a taxa de variação da velocidade em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido varia a velocidade de um corpo maior será a sua ace...