Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido. Por exemplo: temperatura (termômetro), velocidade (velocímetro), tempo (relógio), comprimento (trena), massa (balança), força (dinamômetro), distância (trena) e etc.
Não é uma grandeza aquilo que não pode ser medido. Por exemplo: dor, amor, simpatia e etc.
As grandezas podem ser:
- Diretamente proporcionais: são aquelas grandezas que variam com a outra na mesma proporção. Por exemplo: se uma grandeza dobra (x2) a outra dobra também(x2), se uma grandeza triplica (x3) a outra é triplicada também(x3).
- Inversamente proporcionais: são aquelas grandezas que quando aumentam a outra diminui na mesma proporção e vice-versa. Por exemplo: se uma grandeza dobra (x2), a outra reduzida pela metade(÷2), se uma grandeza triplica(x3) a outra é reduzida três vezes(÷3).
- Escalares: são aquelas grandezas que com o seu módulo (valor numérico) e unidade de medida são informações suficientes para sua compreensão. Por exemplo: Massa, tempo, comprimento, área, volume e etc.
- Vetoriais: são aquelas grandezas que além do seu módulo (valor numérico) e unidade de medida necessitam que seja especificado uma direção (reta suporte: horizontal/vertical) e um sentido (para onde: esquerda, direita, para cima e para baixo). As grandezas vetoriais são representadas por um vetor, um seguimento de reta orientado. Por exemplo: Força, deslocamento, velocidade, aceleração e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário