01- (UFRGS-2023) Um móvel desloca-se em linha reta com aceleração constante. Sua velocidade no instante t0 = 0 é não nula. Entre t0 = 0 e t1 = 5 segundos, o móvel percorre 100 metros. Entre t1 = 5 segundos e t2 = 8 segundos, o móvel percorre 100 metros adicionais. Qual das alternativas abaixo representa corretamente, com algarismos até a primeira casa decimal, o módulo da aceleração desse móvel?
a) 2,1 m/s².
b) 3,3 m/s².
c) 3,7 m/s².
d) 9,7 m/s².
e) 7,6 m/s².
02- (UFRGS) Um automóvel viaja por uma estrada retilínea com velocidade constante. A partir de dado instante, considerado como t = 0, o automóvel sofre acelerações distintas em três intervalos consecutivos de tempo, conforme representado no gráfico abaixo.
Assinale a alternativa que contém o gráfico que melhor representa o deslocamento do automóvel, nos mesmos intervalos de tempo. Informação: nos gráficos, (0,0) representa a origem do sistema de coordenadas.
a)
b)
c)
d)
e)
03- (UFRGS-2017) Um atleta, partindo do repouso, percorre 100 m em uma pista horizontal retilínea, em 10 s, e mantém a aceleração constante durante todo o percurso. Desprezando a resistência do ar, considere as afirmações abaixo, sobre esse movimento.
I - O módulo de sua velocidade média é 36 km/h.
II - O módulo de sua aceleração é 10 m/s².
III - O módulo de sua maior velocidade instantânea é 10 m/s.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.
04- (UFRGS-2015) Trens MAGLEV, que têm como princípio de funcionamento a suspensão eletromagnética, entrarão em operação comercial no Japão, nos próximos anos. Eles podem atingir velocidades superiores a 550 km/h. Considere que um trem, partindo do repouso e movendo-se sobre um trilho retilíneo, é uniformemente acelerado durante 2,5 minutos até atingir 540 km/h.
Nessas condições, a aceleração do trem, em m/s2, é:
a) 0,1.
b) 1.
c) 60.
d) 150.
e) 216.
05- (UFRGS-2013) Um automóvel desloca-se por uma estrada retilínea plana e horizontal, com velocidade constante de módulo v.
Em certo momento, o automóvel alcança um longo caminhão. A oportunidade de ultrapassagem
surge e o automóvel é acelerado uniformemente até que fique completamente à frente do
caminhão. Nesse instante, o motorista “alivia o pé” e o automóvel reduz a velocidade
uniformemente até voltar à velocidade inicial v. A figura abaixo apresenta cinco gráficos de distância
(d) x tempo (t). Em cada um deles, está assinalado o intervalo de tempo (Δt) em que houve
variação de velocidade.
Escolha qual dos gráficos melhor reproduz a situação descrita acima.
a)
b)
c)
d)
e)
06- (UFRGS-2013) Um automóvel desloca-se por uma estrada retilínea plana e horizontal, com velocidade constante de módulo v.
Após algum tempo, os freios são acionados e o automóvel percorre uma distância d com as rodas travadas até parar. Desconsiderando o atrito com o ar, podemos afirmar corretamente que, se a velocidade inicial do automóvel fosse duas vezes maior, a distância percorrida seria
a) d/4.
b) d/2.
c) d.
d) 2d.
e) 4d.
07- (UFRGS-2012) O tempo de reação tR de um condutor de um automóvel é definido como o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o condutor se depara com uma situação de perigo e o instante em que ele aciona os freios.
(Considere dR e dF, respectivamente, as distâncias percorridas pelo veículo durante o tempo de reação e de frenagem; e dT, a distância total percorrida. Então, dT = dR + dF).
Um automóvel trafega com velocidade constante de módulo v = 54,0 km/h em uma pista horizontal. Em dado instante, o condutor visualiza uma situação de perigo, e seu tempo de reação a essa situação é de 4/5 s, como ilustrado na sequência de figuras abaixo
Considerando-se que a velocidade do automóvel permaneceu inalterada durante o tempo de reação tR, é correto afirmar que a distância dR é de
a) 3,0 m.
b) 12,0 m.
c) 43,2 m.
d) 60,0 m.
e) 67,5 m.
08- (UFRGS-2012) O tempo de reação tR de um condutor de um automóvel é definido como o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o condutor se depara com uma situação de perigo e o instante em que ele aciona os freios.
(Considere dR e dF, respectivamente, as distâncias percorridas pelo veículo durante o tempo de reação e de frenagem; e dT, a distância total percorrida. Então, dT = dR + dF).
Um automóvel trafega com velocidade constante de módulo v = 54,0 km/h em uma pista horizontal. Em dado instante, o condutor visualiza uma situação de perigo, e seu tempo de reação a essa situação é de 4/5 s, como ilustrado na sequência de figuras abaixo
Ao reagir à situação de perigo iminente, o motorista aciona os freios, e a velocidade do automóvel passa a diminuir gradativamente, com aceleração constante de módulo 7,5 m/s².
Nessas condições, é correto afirmar que a distância dF é de
a) 2,0 m.
b) 6,0 m.
c) 15,0 m.
d) 24,0 m.
e) 30,0 m.
09- (UFRGS-2012) O tempo de reação tR de um condutor de um automóvel é definido como o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o condutor se depara com uma situação de perigo e o instante em que ele aciona os freios.
(Considere dR e dF, respectivamente, as distâncias percorridas pelo veículo durante o tempo de reação e de frenagem; e dT, a distância total percorrida. Então, dT = dR + dF).
Um automóvel trafega com velocidade constante de módulo v = 54,0 km/h em uma pista horizontal. Em dado instante, o condutor visualiza uma situação de perigo, e seu tempo de reação a essa situação é de 4/5 s, como ilustrado na sequência de figuras abaixo
Em comparação com as distâncias dR e dF, já calculadas, e lembrando que dT = dR + dF, considere as seguintes afirmações sobre as distâncias percorridas pelo automóvel, agora com o dobro da velocidade inicial, isto é, 108 km/h.
I - A distância percorrida pelo automóvel durante o tempo de reação do condutor é de 2dR.
II - A distância percorrida pelo automóvel durante a frenagem é de 2dF.
III - A distância total percorrida pelo automóvel é de 2dT.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III.
Gabarito:
01- B
02- A
03- A
04- B
05- A
06- E
07- B
08- C
09- A
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