MRUV

01- (UFRGS-2023) Um móvel desloca-se em linha reta com aceleração constante. Sua velocidade no instante t0 = 0 é não nula. Entre t0 = 0 e t1 = 5 segundos, o móvel percorre 100 metros. Entre t1 = 5 segundos e t2 = 8 segundos, o móvel percorre 100 metros adicionais. Qual das alternativas abaixo representa corretamente, com algarismos até a primeira casa decimal, o módulo da aceleração desse móvel?

a) 2,1 m/s².

b) 3,3 m/s².

c) 3,7 m/s².

d) 9,7 m/s².

e) 7,6 m/s².


02- (UFRGS) Um automóvel viaja por uma estrada retilínea com velocidade constante. A partir de dado instante, considerado como t = 0, o automóvel sofre acelerações distintas em três intervalos consecutivos de tempo, conforme representado no gráfico abaixo.

Assinale a alternativa que contém o gráfico que melhor representa o deslocamento do automóvel, nos mesmos intervalos de tempo. Informação: nos gráficos, (0,0) representa a origem do sistema de coordenadas.

a)

b)

c)

d)

e)



03- (UFRGS-2017) Um atleta, partindo do repouso, percorre 100 m em uma pista horizontal retilínea, em  10 s, e mantém a aceleração constante durante todo o percurso. Desprezando a resistência do ar, considere as afirmações abaixo, sobre esse movimento.

I - O módulo de sua velocidade média é 36 km/h.

II - O módulo de sua aceleração é 10 m/s².

III - O módulo de sua maior velocidade instantânea é 10 m/s.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.


04- (UFRGS-2015) Trens MAGLEV, que têm como princípio de funcionamento a suspensão eletromagnética, entrarão em operação comercial no Japão, nos próximos anos. Eles podem atingir velocidades superiores a 550 km/h. Considere que um trem, partindo do repouso e movendo-se sobre um trilho retilíneo, é uniformemente acelerado durante 2,5 minutos até atingir 540 km/h.

Nessas condições, a aceleração do trem, em m/s2, é:

a) 0,1.

b) 1.

c) 60.

d) 150.

e) 216.


05- (UFRGS-2013) Um automóvel desloca-se por uma estrada retilínea plana e horizontal, com velocidade constante de módulo v.

Em certo momento, o automóvel alcança um longo caminhão. A oportunidade de ultrapassagem

surge e o automóvel é acelerado uniformemente até que fique completamente à frente do

caminhão. Nesse instante, o motorista “alivia o pé” e o automóvel reduz a velocidade

uniformemente até voltar à velocidade inicial v. A figura abaixo apresenta cinco gráficos de distância

(d) x tempo (t). Em cada um deles, está assinalado o intervalo de tempo (Δt) em que houve

variação de velocidade.

Escolha qual dos gráficos melhor reproduz a situação descrita acima.

a)

b)

c)

d)

e)


06- (UFRGS-2013) Um automóvel desloca-se por uma estrada retilínea plana e horizontal, com velocidade constante de módulo v.

Após algum tempo, os freios são acionados e o automóvel percorre uma distância d com as rodas travadas até parar. Desconsiderando o atrito com o ar, podemos afirmar corretamente que, se a velocidade inicial do automóvel fosse duas vezes maior, a distância percorrida seria

a) d/4.

b) d/2.

c) d.

d) 2d.

e) 4d. 


07- (UFRGS-2012) O tempo de reação tR de um condutor de um automóvel é definido como o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o condutor se depara com uma situação de perigo e o instante em que ele aciona os freios.

(Considere dR e dF, respectivamente, as distâncias percorridas pelo veículo durante o tempo de reação e de frenagem; e dT, a distância total percorrida. Então, dT = dR + dF).

Um automóvel trafega com velocidade constante de módulo v = 54,0 km/h em uma pista horizontal. Em dado instante, o condutor visualiza uma situação de perigo, e seu tempo de reação a essa situação é de 4/5 s, como ilustrado na sequência de figuras abaixo

Considerando-se que a velocidade do automóvel permaneceu inalterada durante o tempo de reação tR, é correto afirmar que a distância dR é de

a) 3,0 m.

b) 12,0 m.

c) 43,2 m.

d) 60,0 m.

e) 67,5 m. 


08- (UFRGS-2012) O tempo de reação tR de um condutor de um automóvel é definido como o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o condutor se depara com uma situação de perigo e o instante em que ele aciona os freios.

(Considere dR e dF, respectivamente, as distâncias percorridas pelo veículo durante o tempo de reação e de frenagem; e dT, a distância total percorrida. Então, dT = dR + dF).

Um automóvel trafega com velocidade constante de módulo v = 54,0 km/h em uma pista horizontal. Em dado instante, o condutor visualiza uma situação de perigo, e seu tempo de reação a essa situação é de 4/5 s, como ilustrado na sequência de figuras abaixo

Ao reagir à situação de perigo iminente, o motorista aciona os freios, e a velocidade do automóvel passa a diminuir gradativamente, com aceleração constante de módulo 7,5 m/s².

Nessas condições, é correto afirmar que a distância dF é de

a) 2,0 m.

b) 6,0 m.

c) 15,0 m.

d) 24,0 m.

e) 30,0 m. 


09- (UFRGS-2012) O tempo de reação tR de um condutor de um automóvel é definido como o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o condutor se depara com uma situação de perigo e o instante em que ele aciona os freios.

(Considere dR e dF, respectivamente, as distâncias percorridas pelo veículo durante o tempo de reação e de frenagem; e dT, a distância total percorrida. Então, dT = dR + dF).

Um automóvel trafega com velocidade constante de módulo v = 54,0 km/h em uma pista horizontal. Em dado instante, o condutor visualiza uma situação de perigo, e seu tempo de reação a essa situação é de 4/5 s, como ilustrado na sequência de figuras abaixo

Em comparação com as distâncias dR e dF, já calculadas, e lembrando que dT = dR + dF, considere as seguintes afirmações sobre as distâncias percorridas pelo automóvel, agora com o dobro da velocidade inicial, isto é, 108 km/h.

I - A distância percorrida pelo automóvel durante o tempo de reação do condutor é de 2dR.

II - A distância percorrida pelo automóvel durante a frenagem é de 2dF.

III - A distância total percorrida pelo automóvel é de 2dT.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas I e II.

d) Apenas I e III.

e) I, II e III. 


Gabarito:

01- B

02- A

03- A

04- B

05- A

06- E

07- B

08- C

09- A

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