Energias

01- (UFRGS-2023) A Terra é constantemente atingida por raios cósmicos, que chegam a alcançar energias da ordem de 1020 eV (1 eV = 1 elétron-volt = 1,6 x 10-19 J). Assinale a alternativa abaixo que melhor representa a velocidade com a qual uma bolinha de gude, de 5 gramas de massa, deve se mover para que sua energia cinética seja igual a 1020 eV.

a) 2,5 m/s.

b) 6,4 m/s.

c) 80 m/s.

d) 8,0 m/s.

e) 64 m/s.


02- (UFRGS-2022) A figura abaixo representa dois objetos, A e B, que deslizam sobre uma superfície horizontal sem atrito.

O objeto A tem massa igual a 1/3 kg, e sua velocidade, indicada pela seta vertical, tem módulo de 3 m/s. O objeto B tem massa igual a 1/2 kg, e sua velocidade, indicada pela seta horizontal, tem módulo de 2 m/s. Os objetos colidem, permanecendo “colados” após a colisão. Nesse processo,

a) a energia cinética e o momentum linear do sistema foram conservados.

b) apenas a energia cinética do sistema foi conservada.

c) o módulo do momentum linear do sistema é de 2 kg m/s.

d) o módulo da velocidade final dos objetos é de 2,4 m/s.

e) a energia cinética final do sistema é de 6/5 J.


03- (UFRGS-2020) Em 16 de julho de 1969, o foguete Saturno V, com aproximadamente 3.000 toneladas de massa, foi lançado carregando a cápsula tripulada Apollo 11, que pousaria na Lua quatro dias depois.

O gráfico abaixo apresenta a posição vertical y do foguete Saturno V durante os 15 primeiros segundos após o lançamento (símbolos +). A linha contínua ajusta esses pontos com a função y (t) = 1,25 t². 

Com base nesse gráfico, a energia cinética adquirida pelo foguete após 10 s de voo é de, aproximadamente,

a) 937,5 MJ.

b) 375,0 MJ.

c) 234,4 MJ.

d) 187,5 MJ.

e) 93,8 MJ.


04- (UFRGS-2019) Na figura abaixo, um corpo de massa M desliza com velocidade constante sobre um plano inclinado que forma um ângulo θ com o plano horizontal.

Considere g o módulo da aceleração da gravidade e despreze a resistência do ar.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Quando o centro de massa do corpo desce uma altura h, os trabalhos realizados pela força peso e pela força de atrito entre corpo e plano são, respectivamente, ........ e ........ .

a) -Mgh − Mgh

b) Mgh − -Mgh

c) Mghsenθ − -Mgh

d) Mghsenθ − Mghcosθ

e) Mghcosθ − Mghsenθ


05- (UFRGS-2017) Uma partícula de 2 kg está inicialmente em repouso em x = 0 m. Sobre ela atua uma única força F que varia com a posição x, conforme mostra a figura abaixo.

Os valores da energia cinética da partícula, em J, quando ela está em x = 2 m e em x = 4 m, são, respectivamente:

a) 0 e 12.

b) 0 e 6.

c) 6 e 0.

d) 6 e 6.

e) 6 e 12.


06- (UFRGS-2016) Na figura abaixo, está representada a trajetória de um projétil lançado no campo gravitacional terrestre, com inclinação  ø em relação ao solo. A velocidade de lançamento é v0 = v0x + v0y, onde v0x e v0y são, respectivamente, as componentes horizontal e vertical da velocidade v0.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Considerando a energia potencial gravitacional igual a zero no solo e desprezando a resistência do ar, as energias cinética e potencial do projétil, no ponto mais alto da trajetória, valem, respectivamente, ........ e ........

a) zero  -  mv0² / 2

b) zero  -  mv0x² / 2

c) mv0²/ 2  -  mv0y² / 2

d) mv0x² / 2  -   mv0y² / 2

e) mv0y² / 2  -  mv0x² / 2


07- (UFRGS-2014) Uma bomba é arremessada, seguindo uma trajetória parabólica, conforme representado na figura abaixo. Na posição mais alta da trajetória, a bomba explode.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A explosão da bomba é um evento que ........ a energia cinética do sistema. A trajetória do centro de massa do sistema constituído pelos fragmentos da bomba segue ......... .

a) não conserva – verticalmente para o solo

b) não conserva – a trajetória do fragmento mais massivo da bomba

c) não conserva – a mesma parábola anterior à explosão

d) conserva – a mesma parábola anterior à explosão

e) conserva – verticalmente para o solo


08- (UFRGS-2012) Um objeto, com massa de 1,0 kg, é lançado, a partir do solo, com energia mecânica de 20 J. Quando o objeto atinge a altura máxima, sua energia potencial gravitacional relativa ao solo é de 7,5 J.

Desprezando-se a resistência do ar, e considerando-se a aceleração da gravidade com módulo de 10 m/s², a velocidade desse objeto no ponto mais alto de sua trajetória é

a) zero.

b) 2,5 m/s.

c) 5,0 m/s.

d) 12,5 m/s.

e) 25,0 m/s.


09- (UFRGS-2011) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no fim do enunciado que segue, na ordem em que aparecem.

Um objeto desloca-se de um ponto A até um ponto B do espaço seguindo um determinado caminho. A energia mecânica do objeto nos pontos A e B assume, respectivamente, os valores EA e EB, sendo EB < EA. Nesta situação, existem forças........ atuando sobre o objeto, e a diferença de energia EB – EA ........ do ........ entre os pontos A e B.

a) dissipativas – depende – caminho

b) dissipativas – depende – deslocamento

c) dissipativas – independe – caminho

d) conservativas – independe – caminho

e) conservativas – depende – deslocamento 


Gabarito:

01- C

02- E

03- A

04- B

05- E

06- D

07- C

08- C

09-A


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aceleração escalar Média

    É a taxa de variação da velocidade em um dado intervalo de tempo. Quanto mais rápido varia a velocidade de um corpo maior será a sua ace...