Velocidade Média

01- (UFRGS-2018) Em grandes aeroportos e shoppings, existem esteiras móveis horizontais para facilitar o deslocamento de pessoas.

Considere uma esteira com 48 m de comprimento e velocidade de 1,0 m/s.

Uma pessoa ingressa na esteira e segue caminhando sobre ela com velocidade constante no mesmo sentido de movimento da esteira. A pessoa atinge a outra extremidade 30 s após ter ingressado na esteira.

Com que velocidade, em m/s, a pessoa caminha sobre a esteira?

a) 2,6.

b) 1,6.

c) 1,0.

d) 0,8.

e) 0,6.


02- (UFRGS-2016) Pedro e Paulo diariamente usam bicicletas para ir ao colégio. O gráfico abaixo mostra como ambos percorreram as distâncias até o colégio, em função do tempo, em certo dia.

Com base no gráfico, considere as seguintes afirmações.

I - A velocidade média desenvolvida por Pedro foi maior do que a desenvolvida por Paulo.

II - A máxima velocidade foi desenvolvida por Paulo.

III- Ambos estiveram parados pelo mesmo intervalo de tempo, durante seus percursos.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.


03- (UFRGS-2015) Em 2014, comemoraram-se os 50 anos do início da operação de trens de alta velocidade no Japão, os chamados trens-bala. Considere que um desses trens desloca-se com uma velocidade constante de 360 km/h sobre trilhos horizontais. Em um trilho paralelo, outro trem desloca-se também com velocidade constante de 360 km/h, porém em sentido contrário.

Nesse caso, o módulo da velocidade relativa dos trens, em m/s, é igual a:

a) 50.

b) 100.

c) 200.

d) 360.

e) 720.


04- (UFRGS-2014) Cada um dos gráficos abaixo representa a posição em função do tempo para um movimento unidimensional (as partes curvas devem ser consideradas como segmentos de parábolas).

No conjunto de gráficos a seguir, está representada a velocidade em função do tempo para seis

situações distintas.

Considerando que as divisões nos eixos dos tempos são iguais em todos os gráficos, assinale a alternativa que combina corretamente os gráficos que descrevem, por pares, o mesmo movimento.

a) 1(c) – 2(d) – 3(b).

b) 1(e) – 2(f) – 3(a).

c) 1(a) – 2(d) – 3(e).

d) 1(c) – 2(f) – 3(d).

e) 1(e) – 2(d) – 3(b).


Gabarito:

01- E

02- A

03- C

04- A


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