01- (UFRGS-2018) Em grandes aeroportos e shoppings, existem esteiras móveis horizontais para facilitar o deslocamento de pessoas.
Considere uma esteira com 48 m de comprimento e velocidade de 1,0 m/s.
Uma pessoa ingressa na esteira e segue caminhando sobre ela com velocidade constante no mesmo sentido de movimento da esteira. A pessoa atinge a outra extremidade 30 s após ter ingressado na esteira.
Com que velocidade, em m/s, a pessoa caminha sobre a esteira?
a) 2,6.
b) 1,6.
c) 1,0.
d) 0,8.
e) 0,6.
02- (UFRGS-2016) Pedro e Paulo diariamente usam bicicletas para ir ao colégio. O gráfico abaixo mostra como ambos percorreram as distâncias até o colégio, em função do tempo, em certo dia.
Com base no gráfico, considere as seguintes afirmações.
I - A velocidade média desenvolvida por Pedro foi maior do que a desenvolvida por Paulo.
II - A máxima velocidade foi desenvolvida por Paulo.
III- Ambos estiveram parados pelo mesmo intervalo de tempo, durante seus percursos.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
03- (UFRGS-2015) Em 2014, comemoraram-se os 50 anos do início da operação de trens de alta velocidade no Japão, os chamados trens-bala. Considere que um desses trens desloca-se com uma velocidade constante de 360 km/h sobre trilhos horizontais. Em um trilho paralelo, outro trem desloca-se também com velocidade constante de 360 km/h, porém em sentido contrário.
Nesse caso, o módulo da velocidade relativa dos trens, em m/s, é igual a:
a) 50.
b) 100.
c) 200.
d) 360.
e) 720.
04- (UFRGS-2014) Cada um dos gráficos abaixo representa a posição em função do tempo para um movimento unidimensional (as partes curvas devem ser consideradas como segmentos de parábolas).
No conjunto de gráficos a seguir, está representada a velocidade em função do tempo para seis
situações distintas.
Considerando que as divisões nos eixos dos tempos são iguais em todos os gráficos, assinale a alternativa que combina corretamente os gráficos que descrevem, por pares, o mesmo movimento.
a) 1(c) – 2(d) – 3(b).
b) 1(e) – 2(f) – 3(a).
c) 1(a) – 2(d) – 3(e).
d) 1(c) – 2(f) – 3(d).
e) 1(e) – 2(d) – 3(b).
Gabarito:
01- E
02- A
03- C
04- A
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